Ads 468x60px

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Banana Radioativa

Você sabia que toda banana é radioativa?Bem elas são mas não nos dão super-poderes, sempre comi muita banana e não voo e não tenho super força.pois bem veja mas sobre esse assunto nessa matéria:  

O Poder Radioativo da Banana

Autor: Pedro Almeida
Bananas contêm potássio-40, um isótopo radioativo do potássio (K), que possui meia-vida de 1,25 bilhões de anos. Apesar de uma abundância natural de somente 0,01%, este isótopo apresenta-se muito comumente em animais, pessoas e plantas. Na verdade, o corpo humano possui como fonte radioativa mais abundante o 40K, até mais que o clássico isótopo carbono-14 usado nas datações radiométricas de materiais orgânicos.
Você absorve doses de radiação ao ingerir uma banana, diariamente, ou até mesmo só de ficar perto de uma (ou várias). Elas são radioativas o suficiente para causar falsos alarmes em sensores detectores de material radioativo usados em portos. Mas de quanta dose absorvida de radiação estamos falando?
A dose de radiação absorvida pelo tecido humano costuma ser medida em sieverts (Sv) ou rems (1 Sv = 100 rems), que são, por sinal, unidades relativamente grandes. A ingestão diária de uma banana implica numa dose absorvida de 0,00001 rem. Um total de 365 bananas num ano, uma por dia, te dariam uma dose de radiação de 3,6 milirems (mrems).
O que seria isso comparado a doses do cotidiano? Vejamos. Um raio-X de aeroporto te expõe a uma dose de 0,005 a 0,01 mrem. Desta forma, uma passagem de verificação no portão de embarque equivale a comer uma banana – ou levar uma no bolso para o aeroporto, vai saber!
Já um raio-X dentário, do tipo panorâmico, te exporia a algo em torno de 2 mrem. Algo como comer umas 200 bananas ou passar 200 vezes no raio-X do aeroporto. Uma tomografia computadorizada te expõe a 0,05 mrem, uns 5 raios-X de aeroporto. Um raio-X do tórax já seria mais comprometedor, dando-lhe uma dosinha de “meros” 80 mrem, umas 8 mil bananas1: seria como comer 22 destas por dia, durante um ano. Haja potássio!
Mas como se a “bananinha” que você enfrenta no portão de embarque de um aeroporto não fosse suficiente (e, realmente, é uma dose ínfima), um vôo intercontinental de umas 12 horas te exporia a cerca de uns 4 mrems, ou 400 destes scanners de raios-X. Isto acontece porque em altitude de vôo, existe uma exposição maior às radiações advindas do espaço a que todos os terráqueos estão diariamente expostos – além da maldita banana!
Na verdade, a cada ano recebemos o equivalente a 360 mrems de radiação do espaço, isto no nível do mar; a altitudes mais elevadas, estes valores crescem. Seria como comer quase 100 bananas por dia durante 1 ano, ou fazer 180 raios-X dentários panorâmicos.
Estima-se que uma dose absorvida de 1000 mrems, ou 1 rem, em um ano, reduz a expectativa de vida de um ser humano em 51 dias, devido ao aumento do risco de se desenvolver câncer. Isto significa que a ingestão de 1 banana por dia, em um ano, reduzirá sua expectativa de vida em 1/5 de dia, ou 5 horas por cada 365 bananas ingeridas. Consumir 1 banana por dia durante um ano, somado à radiação que você receberá naturalmente do espaço ao decorrer desta voltinha ao redor do Sol, reduzirá sua expectativa de vida em quase 19 dias. Uau.
Para finalizar o comparativo, o consumo de um cigarro aumenta seu risco de desenvolver câncer tanto quanto no caso da absorção de 7 mrems de radiação. Isto são 700 bananas, ou 2 por dia, num ano.
Diante de tantas opções, fica a seu cargo: fumar 1/700 de um cigarro, ou comer uma banana; expor-se aos 360 mrems anuais de radiação espacial ou isolar-se num abrigo nuclear à companhia de 51 cigarros, ou talvez 36 mil bananas.
Escolha: matar a fome, ou o tédio.
———————————————————–
Nota: nada indica que seja possível fazer uma máquina de raios-X a partir de uma caixa com 8 mil bananas.
Fonte:Aqui


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos ^^ ! Mas sem trollagem aqui hein ò.ó